November 27, 2018

3 principais desafios logísticos para o atacado e varejo

Conheça os principais desafios logísticos para atacado e varejo e esteja preparado para superá-los.

Escrito por:
Redação da FT Log

Conhecer os desafios logísticos para atacado e varejo é essencial para que a sua empresa não caia em armadilhas e comprometa o seu planejamento e estratégia. Afinal, esses são setores de sucesso no Brasil, mas que apresentam uma alta taxa de concorrência.

Historicamente, a logística é um segmento oneroso dentro das empresas. Os grandes equipamentos e toda a estrutura sempre demandam alto investimento. Por isso, quanto menor o número de erro, maior será o retorno financeiro.

Para ajudar a sua empresa, preparamos este artigo mostrando 3 desafios logísticos para o atacado e varejo. Acompanhe e confira para quais situações você deve estar preparado.

1. Localização do galpão de armazenagem

Para um armazenamento em grande quantidade, como é o caso dos atacados, você precisa de um galpão específico para a função e que esteja bem localizado.

Quanto à localização, dois pontos importantes devem ser avaliados: a agilidade nas entregas e a entrada e saída dos veículos no galpão.

Para que as mercadorias cheguem com maior rapidez nas lojas atacadistas é interessante que o galpão esteja bem localizado e seja de fácil acesso. Isso, ajudará na produtividade e eficiência das entregas.

Caminhões grandes possuem restrições de circulação e a própria infraestrutura de muitas áreas urbanas não favorecem muito a movimentação desse tipo de veículo. Nesse caso, um galpão próximo às saídas da cidade seria a solução.

Além disso, existem outros desafios logísticos para atacado e varejo quando se trata de um armazém próprio, por exemplo:

  • segurança;
  • piso adequado para a movimentação de grandes volumes;
  • ventilação e boa iluminação.

Essas são situações que você não deve ignorar caso adquira um galpão próprio. Ao terceirizar o serviço com uma empresa especialista no assunto, a sua empresa garante maior tranquilidade e profissionalismo na execução do serviço.

2. Paletização 

Quem trabalha ou já trabalhou em supermercados e atacados, com certeza já presenciou entregas sendo devolvidas simplesmente por não apresentarem uma paletização correta e dentro do padrão esperado.

Para evitar contratempos ou prejuízos com devoluções, o mais recomendável é catalogar as exigências de cada cliente e seguir as recomendações dos fabricantes – muitas empresas trabalham com tolerância zero no que tange aos erros nas entregas.

Ainda que, alguns profissionais não entendam, paletizar a carga é extremamente importante para a conservação dos produtos. Caso, não sejam aplicadas as técnicas adequadas, um lote inteiro de cargas pode ser comprometido e onerar, ainda mais, custos para o seu negócio.

3. Planejamento de rotas

Entre os principais desafios logísticos para atacado e varejo, o planejamento de rotas é um dos que mais preocupam os gestores do setor. 

Ao criar um trajeto favorável, a empresa não só garante entregas dentro do prazo como também outras vantagens, por exemplo:

  • economia de combustível;
  • segurança da carga;
  • otimização dos processos de entrega.

Se você irá centralizar esse serviço dentro da sua empresa, para que os benefícios aconteçam, será necessário um conhecimento diferenciado não apenas do gestor, mas de toda equipe envolvida no processo. E, para que todos estejam preparados, será preciso investir em treinamentos e contratação de profissionais capacitados.

Além disso, para planejar rotas mais eficazes, não basta conhecer estradas ou ruas, é preciso o estudo de outros fatores, como tipo dos veículos, características da carga, localização do ponto de entrega, entre outros.

Conclusão

Enfim, os desafios logísticos para atacado e varejo são muitos e para diferenciar a sua empresa perante a concorrência é necessário comprometimento e eficiência.

Uma ótima dica para não correr riscos e evitar prejuízos é terceirizar a entrega de produtos da sua empresa com empresas especialistas no setor. 

Conte com o serviço da melhor transportadora em Osasco, São Paulo. Somos especialistas em operações logísticas no Carrefour e trabalhamos com diversas marcas como Havaianas, Heineken, Três Corações, entre outras. Fale com a gente!

Redação da FT Log

Assine e receba nosso conteúdo exclusivo

Agora sim! Fique atento na sua caixa de entrada.
Opa! Deu erro. Faz o seguinte, atualiza a página e tenta que vai dar certo.

Recomendo também para você

Voltar ao Blog